sexta-feira, 26 de maio de 2017

SABIA QUE: De Fevereiro a Maio de 1980 (durante a temporada 1979/1980), Francisco Vital era o único jogador português a jogar na 1.ª Divisão espanhola de Futebol...no Real Bétis Balompié de Sevilha ?



No seu primeiro treino, no Bétis, no dia 5 de Fevereiro de 1980, o preparador físico Chema Cañizares controla as pulsações do "Chico".


Ainda no primeiro treino, o "Chico"
dando os primeiros toques na 
"pelota bética".






O interesse do Real Bétis por Vital poderá ter algo a haver com um jogo de pré-temporada realizado, em 29 de Agosto de 1979, no já não existente Estádio das Antas, entre o F. C. Porto e o Bétis, em que o "Chico" revelou os seus dotes de goleador marcando dois golos aos andaluzes (o 1-0 e o 4-0) num resultado que se cifrou em 4-2, a favor dos portistas.

E quando chegou ao Bétis de Sevilha, em Fevereiro de 1980, o "Chico" Vital era, de facto, o único português a jogar na 1.ª Divisão espanhola de futebol...

António Oliveira, tinha acabado de abandonar o mesmo Bétis nos inícios do ano de 1980 (onde fez apenas 13 jogos e marcado 3 golos, tendo feito o último jogo no dia 20 de Janeiro de 80, regressando ao F.C. Porto, por troca com o "Chico").... e o outro português, o saudoso guarda-redes, Vítor Damas jogava, igualmente, em Espanha, no Racing de Santander...mas na 2.ª Divisão espanhola...Mais tarde, na temporada 1980-81, chegaria outro português, à 1.ª Divisão espanhola, o avançado Fernando Gomes, antigo colega do "Chico", no F. C. Porto, que viria a jogar no Sporting de Gijón...

Assim, o "Chico", estreou-se, pela equipa bética, no dia 10 de Fevereiro, em Almería, contra o clube local, num jogo referente à 20.ª Jornada do Campeonato Espanhol da 1.ª Divisão...


Na equipa bética, Vital, jogou ao lado dos internacionais espanhóis: Júlio Cardeñosa (um médio interior esquerdo que jogou pela Selecção Espanhola no Mundial 78 na Argentina e no Europeu de 1980, realizado em Itália); Sebastián Alabanda (médio que teve uma internacionalização pela Espanha, infelizmente já falecido); António Benitez (médio/lateral esquerdo, que representou a selecção em três ocasiões); Enrique Móran (um extremo-esquerdo/avançado, internacional em cinco ocasiões, que posteriormente jogou no F.C. Barcelona e no Atlético de Madrid) e o inesquecível Rafael Gordillo, que célebre pelas suas meias caídas em campo, foi considerado um dos melhores médios do futebol espanhol e europeu, sendo um dos esteios do Real Madrid, na segunda metade dos anos 80. Entre os anos de 2010 e 2011 chegou a ser Presidente do clube bético.  

Além de outros jogadores de grande valor que o Bétis dispunha nos seus quadros, nessa época de 1979/1980, tais como os históricos: José Esnaola (guarda-redes, que jogaria 247 partidas pelo clube bético na 1.ª Divisão espanhola); o defesa lateral esquerdo, Francisco Bizcocho (com 285 partidas pelo clube andaluz na 1.ª Divisão); o defesa central António Biosca; o médio Ortega; e os jogadores uruguaios, Carlos Peruena (defesa) e Hugo Cabezas (avançado).

Sem comentários:

Enviar um comentário