segunda-feira, 26 de junho de 2017

O "Chico" regressa ao Sport Lisboa e Benfica...Depois da pequena "experiência" em Espanha...


Na edição, do Jornal "A BOLA", do dia 21 de Junho de 1980, titulava-se: "Vital - Contrato por três épocas...Regressar ao Benfica será o melhor para mim...Entre os muitos convites que recebi, incluindo do F.C. Porto"
 
E prosseguindo a notícia, afirmava-se: "Através de um contrato firmado, ontem [20 de Junho de 1980], à noite, na Adega da Quinta de S. Vicente, quando se iniciava o jantar de homenagem a Justino Pinheiro Machado [que foi um antigo dirigente do Sport Lisboa e Benfica e da Federação Portuguesa de Futebol], o «ponta de lança» Vital (ex: F.C. Porto e ex: Bétis de Sevilha) será jogador do Benfica nas três próximas épocas [contrato que não chegou a cumprir até ao fim, como sabemos]. O compromisso foi assinado na presença do presidente da Direcção dos Benfiquistas, [José] Ferreira Queimado (bem como na do dirigente Ilídio Fulgêncio e do novo treinador-adjunto [do húngaro Lajos Baroti], Fernando Caiado) e, pouco depois de formalizar, por escrito, este seu regresso aos encarnados (de onde saiu há dez anos), Vital começou por nos afirmar:
 
- Não considero que fracassei em Espanha, mas sim que não me adaptei ao modo espanhol de viver, nem à forma espanhola de jogar o futebol, nem tão pouco à maneira de ser do treinador do Bétis. Como técnico, nada tenho a dizer de [Luís Cid Pérez] Carriega, porque é assim que se trabalha em Espanha; mas como homem, sim, não posso concordar com ele, pois estou habituado a lidar com pessoas sérias e honestas e, infelizmente, ele falha muito no capítulo humano.
 
Prosseguindo:
 
- Fundamentalmente, porém, não me adaptei ao futebol e ao quotidiano da vida espanhola, que é muito diferente da nossa. Tanto ou pouco diferente que, através do seu jornal, gostaria de dar um conselho aos jogadores portugueses que pensem, eventualmente, ir jogar para Espanha: - pensem bem, muito bem, no que fazem, porque as dificuldades são muitas. E, até por isso, ainda mais verifico que só com muita categoria o Damas, o Quinito, o Bastos e, sobretudo o [João] Alves, puderam superar tantas dificuldades e impor-se.
 
Depois:
 
- Vendo cedo que não me adaptava, sempre encarei a hipótese de sair e de regressar ao futebol português. E sabendo que iria lá um emissário português de um clube português (não sei qual) para negociar a minha transferência antecipei-me e desliguei-me do Bétis, abdicando daquilo que ainda tinha a receber. A partir daí, fui contactado por diversos clubes portugueses (direi mesmo que por quase todos), mas nunca me comprometi com nenhum. Mesmo nos casos em que chegou a haver acordo de condições (o que aconteceu com alguns), fui sempre dizendo que só decidiria pela escolha depois de ponderar muito bem o assunto. Ao fazer essa análise global, acabei por reconhecer que regressar ao Benfica seria o melhor para mim, através do contrato agora mesmo assinado, voltarei a ser jogador do Benfica nas três próximas épocas.
 
A concluir, respondendo a outra pergunta nossa:
 
- Sim em tempos, também fui convidado pelo F.C. Porto, por intermédio do sr. Pedroto. E claro está que essa era uma das hipóteses que eu mais considerava, até por não poder esquecer que sempre me senti muito bem no F.C. Porto. Mas sendo a minha decisão tomada só agora, e tendo surgido no F.C. Porto os problemas que se conhecem [refere-se ao litígio que opôs, o então Director do Departamento de Futebol, Jorge Nuno Pinto da Costa, acompanhado pelo treinador José Maria Pedroto, ao Presidente do clube portista, Américo de Sá, que ficaria conhecido pelo "Verão Quente" portista] e que desejo ver resolvidos da forma que melhor sirva os interesses do clube, não vacilei em optar pelo Benfica, aonde regresso com o mesmo entusiasmo e com a mesma esperança com que lá entrei quando era muito jovem.
 
- Registo, se me dá licença, o meu apreço pela cordialidade e honestidade com que comigo trataram os dirigentes de todos os clubes que estiveram, agora, interessados nos meus serviços.
 
Vital, que completa 26 anos de idade no dia 27 deste mês, inicia hoje mesmo um período de férias no Norte, já porque tem lá casa (no Porto e Famalicão), já porque está lá sua mulher, prestes a ser mamã".

 

Sem comentários:

Enviar um comentário