sábado, 17 de junho de 2017

O último jogo do "Chico Vital" no F.C. Porto...antes de transferir-se para o Bétis de Sevilha... e... em que marcou o golo da vitória portista.


O último jogo que Francisco Vital realizou no F.C. Porto, efectuou-se a 20 de Janeiro de 1980, num jogo, referente à 16.ª Jornada do Campeonato Nacional de Futebol, da Época 1979/80, com o Sporting de Braga, curiosamente, o clube da localidade onde nasceu, marcando o golo da vitória, aos 70 minutos.

Assim a Ficha deste jogo foi a seguinte:

F.C. PORTO, 1 - SP. BRAGA, 0

Estádio das Antas, no Porto (20-01-1980),

Árbitro: Raúl Ribeiro, de Aveiro,

FUTEBOL CLUBE DO PORTO: Fonseca; Teixeira; Simões, Freitas, Murça; Frasco, Rodolfo «capitão» (Romeu, 64 minutos) e António Sousa; Albertino (VITAL, entrou aos 45 minutos da 2.ª parte), Duda e Fernando Gomes. Treinador: José Maria Pedroto.

SPORTING DE BRAGA: Conhé; Mendes, Duarte, Serra e João Cardoso «capitão», José Artur, Quinito e Nelinho, Jacques (Dito, 76 minutos), Chico Gordo e Chico Faria. Treinador-Jogador: Quinito.

O único golo da partida, foi marcado aos 70 minutos, pelo "Chico" Vital...explicado, no Jornal "A BOLA", na edição de 21 de Janeiro de 1980, da seguinte forma: "Livre contra os bracarenses, no flanco esquerdo da sua defensiva punindo «falta» de Chico Faria sobre Simões. Teixeira executou-o com o pé direito, levando a bola até à pequena área contrária onde se elevaram vários jogadores. Foi porém, [o brasileiro] Duda quem subiu mais alto, tocando a bola para perto aparecendo VITAL a rematar com rapidez de forma imparável. Tendo considerado, "o Jornal "A BOLA", que "Vital foi o «trunfo» que Pedroto soube jogar".


Caricatura do "Chico"
pertencente à Caderneta
"Génios da Bola 1978/1979"


Sem comentários:

Enviar um comentário