domingo, 18 de junho de 2017

Os contornos de uma transferência "relâmpago"... para o Bétis de Sevilha.


O Jornal "A BOLA" conta-nos todos os contornos da transferência do "Chico" para o Bétis de Sevilha, nos inícios de Fevereiro de 1980...Transferência esta que envolveu um outro personagem do futebol português, António de Oliveira...

Assim na edição de 2 de Fevereiro de 1980, surge-nos uma pequena notícia, assinada pelo jornalista Alfredo Barbosa, que tem por título: "Por ano e meio...Vital no Bétis"...Afirmando-se, no pequeno artigo, o seguinte:

"Já de madrugada, cerca das 3 horas, o «negócio Oliveira» [parece que António Oliveira, então jogador do Bétis, sugeriu ao empresário Roberto Dale, como forma de compensação para a sua saída do Bétis, que Vital se mudasse para o clube bético, atenuando o montante a pagar pelo F.C. Porto, ao clube andaluz, enquanto o Bétis teria de formular um contrato como o "Chico"] conheceu mais um dado: a Direcção do F.C. Porto chegou a acordo com o empresário (mandatado pelo Bétis) Roberto Dale para a cedência definitiva de Vital ao clube espanhol. Assim, o «ponta de lança» assinou com o clube espanhol um contrato de ano e meio  (o resto da época e a próxima) - [que acabou por não cumprir, como já vimos], estando prevista a sua deslocação a Sevilha para depois da amanhã, a fim de se submeter a um exame médico. Nesta deslocação, Vital será acompanhado por Luís César, secretário do futebol portista e, ainda, de sua esposa".

Ainda no mesmo artigo, o "Chico", foi ouvido pelo jornalista, e afirmou o seguinte: "- Foi uma excelente prenda de casamento, pois consegui um contrato bastante favorável e estou vivamente interessado em triunfar no futebol espanhol. Foi um negócio atribulado, mas valeu a pena".

Na mesma peça jornalística..."Jorge Nuno Pinto da Costa dirigente portista [Chefe do Departamento de Futebol, na altura], adiantar-nos-ia da sua enorme satisfação pelo regresso de Oliveira confessando-se, no entanto, triste, por ver sair Vital, embora reconhecendo que, para o «ponta de lança», se tratou de uma excelente oportunidade, tanto do ponto de vista desportivo como financeiro. E finalizou: - Desejo felicidades a ambos".

Sem comentários:

Enviar um comentário